sábado, 17 de maio de 2014

Projeto 2: Coordenação motora


1- TEMA GERADOR: Coordenação motora
2- PUBLICO ALVO: 1ª ano do ensino fundamental
3- TEMPO DE DURAÇÃO: um ano letivo, uma vez por semana as sextas-feira.
4- JUSTIFICATIVA: Resgate da brincadeira, da fantasia, da movimentação, da  integração e da comunicação como Ações essenciais para  toda criança, exercitando diferentes habilidades, em novos espaços como a escola, contribuindo para o desenvolvimento, não apenas escolar, mas também do aluno como indivíduo.
5- ÁREAS DO CONHECIMENTO: Educação artística e língua portuguesa
6- OBJETIVOS GERAIS:
- maior capacidade de concentração;
- melhora na expressão oral e na compreensão das atividades propostas, abrangendo toda a rotina desenvolvida diariamente na sala;
- organização;
- respeito em relação aos materiais e ao ambiente.
7- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
-Desenvolver a autonomia, a organização e a  integração dos alunos;
- Promover a responsabilidade com o ambiente;
- Desenvolver a tolerância e a partilha;
- Aprimorar a orientação espacial, a  coordenação viso motora e a coordenação motora fina;
- Vivenciar o aprendizado da classificação.
- Oportunizar o conhecimento de diferentes linguagens artísticas;
- Estimular a criatividade;
- Incentivar a apreciação de uma leitura prazerosa;
8- CONTEÚDOS:
Modelagem / Criatividade Quebra-cabeça / Raciocínio
 - Desenho / Colagem / Coordenação
 - Partilha / Autonomia / Respeito
-  Colagem / Criatividade
 - Leitura / Concentração
9- DESENVOLVIMENTO:
- As atividades começaram no início do ano letivo, fazendo parte da rotina das crianças;
- Organização do espaço da sala
-Apresentação dos materiais e atividades desenvolvidos no projeto;
- Conversa acerca das regras de utilização dos objetos
- Outros aspectos abordados: manutenção, cuidado com os objetos e com os espaços, e compreensão das normas de comportamento durante toda a rotina;
- Realização: diariamente, no início do período de aula.
- Cada canto oportuniza a vivência de diferentes atividades,
- Os discentes trabalham sem necessidade da interferência direta da professora;
- Os alunos escolhem diferentes tarefas organizadas nos espaços lúdicos e pedagógicos oferecidos.
- Cada aluno tem liberdade para desenvolver sua criatividade, a partir de diferentes manifestações
artísticas.
10- CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: O critério de avaliação é continuo, no qual a professora irá avaliar o desenvolvimento do aluno, comparando-o no começo do processo(começo do ano letivo) e ao final(no final do ano letivo)
11-MATERIAIS NECESSÁRIOS:
- Folhas de sulfite branca e colorida;
- Papéis coloridos de diversas texturas;
- Pintura a dedo e canetinhas;
- Cola, tesoura e lápis;
- Figuras geométricas para a composição de imagens;
- Massa de modelar e argila;
- Blocos de montar; quebra-cabeças;jogos de
memória;
- Alfabeto;
- Miçangas;
- Livros de literatura infantil, revistas e gibis.
12- PRODUTO FINAL: Será a modelagem que a criança fez nos primeiros passos do processo.
13- REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:


  • Parceiros da Educação: http://www.parceirosdaeducacao.org.br/boaspraticas/uploads/cantos__ee_maria_alice__versao_final_1348595492.pdf acessado em 13/05/2014 as 14:50


  • Johanna Terapeuta Ocupacional:

http://johannaterapeutaocupacional.blogspot.com.br/2010/01/coordenacao-motora-grossa-e-fina.html acessado em 13/05/2014 as 15:38


  • Silvana Psicopedagogia

http://silvanapsicopedagoga.blogspot.com.br/2012/06/atividades-para-coordenacao-motora-fina.html acessado em 13/05/2014 as 16:01


  • Revista Veja

http://veja.abril.com.br/noticia/saude/criancas-tambem-devem-fazer-exercicios-e-ha-ate-academias-exclusivas-para-elas/imprimir acessado em 13/05/2014 as 23:03


  • Colégio Web

http://www.colegioweb.com.br/curiosidades/como-estimular-a-coordenacao-motora.html acessado em 13/05/2014 as 23:24


  • Edu Vale

http://www.eduvale.br/colegio/imprimir.php?id_editoria=37&id=792 acessado em 13/05/2014 as 00:35


Nenhum comentário:

Postar um comentário