sábado, 17 de maio de 2014

Projeto 1: Água


1- TEMA GERADOR: Água.
2- PÚBLICO ALVO: Fundamental I - 5º Ano - 4ª Série.
3- TEMPO DE DURAÇÃO: 6 meses - 1º semestre.
4- JUSTIFICATIVA: Conscientizar os alunos a preservar e utilizar a água de forma correta, assim evitando desperdício para a qualidade de vida, apresentando formas de como não poluir o meio ambiente e economizar água.
5- ÁREAS DO CONHECIMENTO: Educação Artística, Língua Portuguesa, Matemática, História, Ciências e Geografia.
6- OBJETIVOS GERAIS:
- Mostrar as causas reais dos problemas do país;
- Mostrar as interferências negativas e positivas do homem na natureza;
- Adotar atitudes que valorizem e preservem a água no dia a dia;
- Conscientizar que a água não pode ser desperdiçada nem poluída.
7- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Valorizar a água;
- Aplicar no dia a dia o que aprendeu;
- Converter os pontos negativos da interferência do homem no planeta, em pontos positivos;
- Interpretar a música de Guilherme Arantes;
- Relatar o que mais gostou na visita na estação de tratamento de água;
- Sugerir a economia de água na escola e em casa.
8- CONTEÚDOS:
-Linguagem oral e escrita: textos sobre a visita a Estação de tratamento de água;
-Lógico-matemático: Conhecimento sobre medidas de líquidos;
-Ciências: higiene e a fundamental importância para o nosso corpo;
-Historia: A história da água, onde ela surgiu;
-Geografia: Porcentagem de água no planeta e em casa continente e pais;
-Educação Artística: Recortar imagens e com as imagens fazer a releitura da musica "Planeta Aguá".

9- DESENVOLVIMENTO:
- Roda de conversa sobre a importância da água para o nosso organismo e meio em que vivemos;
- Uma roda com uma historia sobre a água;
- Trabalhar com a música "Planeta Água" do Guilherme Arantes, com uma redação do que os alunos intenderam da música;
- Visita a uma estação de tratamento de água;
- Relatar a visita á estação de tratamento de água.
10- CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
A avaliação deverá ser elaborada através da interpretação da musica, o relatório da visita da estação de tratamento de água e participação na elaboração do mural e desempenho na peça teatral.
11- MATÉRIAS NECESSÁRIOS:
- Folha sulfite;
- Papel Crepom;
- Eva;
- Canetinha;
- Lápis de cor;
- Giz de cera;
- Tesoura;
- Cola;
- Durex
12- PRODUTO FINAL:
- Discussão de uma peça teatral sobre o tema abordado, onde os alunos montarão os diálogos, a fim de que esta seja apresentada para outras turmas;

- Utilizar os materias restantes para a montagem de um mural sobre o assunto, em um lugar visível a toda comunidade escolar.

13- REFERENCIAS BIBLIOGAFICAS:


  • PCN - Volume 4: Ciências Naturais

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro04.pdf acessado em 10/05/2013 as 12:36


  • Ciencia Online:

http://www.ciencia-online.net/2013/07/beber-agua-pode-melhorar-desempenho-mental.html acessado em 17/05/2014 as 15:32

Nenhum comentário:

Postar um comentário