sábado, 17 de maio de 2014

Emilia Ferreiro - "“Um dos maiores danos que se pode causar a uma criança é levá-la a perder a confiança na sua própria capacidade de pensar” "

Emilia Beatriz María Ferreiro Schavi (Argentina, 1936) é uma psicóloga e pedagogista argentina, radicada no México, doutora pela Universidade de Genebra, sob a orientação de Jean Piaget .

Em 1970, depois de se formar em psicologia pela Universidade de Buenos Aires, estuda na Universidade de Genebra, onde trabalha como pesquisadora-assistente de Jean Piaget e obtém o seu PhD sob a orientação do psicopedagogo suíço.
Em 1971, retorna a Buenos Aires, forma um grupo de pesquisa sobre alfabetização e publica sua tese de doutorado - Les relations temporelles dans le langage de l'enfant. No ano seguinte, recebe uma bolsa da Fundação Guggenheim (EUA).

Em 1974, afasta-se de suas funções docentes na Universidade de Buenos Aires.
Em 1977, após o golpe de Estado na Argentina passa a viver em exílio na Suíça, lecionando na Universidade de Genebra. Inicia com Margarita Gómez Palacio uma pesquisa em Monterrey (México) com crianças que apresentam dificuldade de aprendizagem.
Em 1979, passa a residir no México com o marido, o físico e epistemólogo Rolando García, com quem teve dois filhos.
Em 2001, recebeu a Ordem Nacional do Mérito Educativo do governo brasileiro .
Atualmente é Professora Titular do Centro de Investigação e Estudos Avançados do Instituto Politécnico Nacional, na Cidade do México.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:


  • Wikipedia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Emilia_Ferreiro acessado em 12/05/2014 as 22:36


  • Revista Nova Escola:

http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/estudiosa-revolucionou-alfabetizacao-423543.shtml acessado em 12/05/2014 as 00:23



Nenhum comentário:

Postar um comentário